terça-feira, 13 de novembro de 2007

I FESTIVAL LITERARIO DO SERTAO

DE 17 A 19 , A ESCOLA OLAVO BILAC VOLTOU AOS TEMPOS DE ACADEMIA VERDE E BRANCA DE ABILIO MONTEIRO E PADRE CHRISTIANO. O I FESTIVAL LITERARIO DO SERTAO APRESENTOU HOMENAGENS AO POETA , COMPOSITOR , PROFESSOR, DIRETOR E FUNDADOR DA ESCOLA, WALDEMAR CORDEIRO, QUE COMPLETOU 15 ANOS DE MORTE, BEM COMO O COMPOSITOR, PRODUTOR DE TV E POETA WALMAR BELARMINO, EX- ALUNO DA REFERIDA UNIDADE ESCOLAR.
OS TRIBUTOS ACONTECERAM EM FORMA DE PALESTRAS , RECITAIS POETICOS PERFORMATICOS E SHOWS MUSICAIS A PARTIR DAS OBRAS DOS HOMENAGEADOS,. TIVEMOS AINDA RODAS DE LEITURA ENVOLVENDO MARCOS CORDEIRO, POETA , ARTISTA PLASICO E DRAMATURGO( PREMIO ELPIDEO CAMARA , DE TEATRO 2005),
LUIZ CARLOS MONTEIRO, POETA E CRITICO LITERARIO, ALBERTO OLIVEIRA, POETA , EDITOR E PRODUTOR CULTURAL, TODOS SERTANIENSES QUE DESENVOLVEM CARREIRA LITERARIA NAS CAPITAIS, ALEM DO POETA E TEATROLOGO FLAVIO MAGALHAES, DOS CANTORES E COMPOSITORES CALU VITAL , ANTONIO AMARAL , ANACLETO CARVALHO, GIBA, ZE LUIZ , HIPPE SANFONEIRO,
E OS MUSICOS JOAO CARDOSO E GUSTAVO VERAS, DO GRUPOS TEATRAIS PRIMEIRO TRAÇO E MANDACARU TEATRO , QUE TRABALHAM NA CIDADE.
TIVEMOS AINDA OFICINA DE CONTAÇAO DE HISTORIA , COM O ESCRITOR ERALDO MIRANDA , QUE VEIO DE SAO PAULO-SP, O LANÇAMENTO DO LIVRO INFANTIL AS FORMIGUNHAS, DA ESCRITORA SERTANIENSE VANUSA SILVA, BEM COMO FEIRA DE LIVROS , CORDEIS E CDS DA LIVRARIA EXPRESSA. A NOITE DE POESIA POPULAR REVELOU O BRILHO ESPECIAL DOS REPENTISTAS GENIVAL PEREIRA (GATO NOVO) E ZE BARTOLOMEU E O TALENTO ESPECIAL DOS DECLAMADORES ZENILTON , ABEL DOCEIRO, GILSON GENIO , NENEM DAS COCADAS E GABRIEL OSCAR.
AS EXPOSIÇOES POETICAS REVELARAM TODA A FORÇA DA POESIA LOCAL COM A EXPOEMA- EXPOSIÇAO DE POETAS SETANIENSES, EXPOR(ATOS)- EXPOSIÇAO DOS POETAS DO CABEÇA DE RATO, EXPOP- EXPOSIÇAO DOS POETAS POPULARES , EXNAP - EXPOSIÇAO DOS NOVOS POETAS.UM MOMENTO SIGNIFICATIVO FOI O LANÇAMENTO DO LIVRETE DE GLOSAS EMOTES DE HUGO ARAUJO , BEM COMO A EXPOSIÇAO DE UM BANNER PERSONALIZADO DO FESTIVAL LITERARIO COM MOTES E GLOSAS DE SUA AUTORIA E DO SEU FILHO TULIO.
DE ACORDO COM A DIRETORA RUTE PONTES EM ENTREVISTA A RADIO SERTANIA FM, O I FESTIVAL LITERARIO DO SERTAO COLOCA MAIS VEZ SERTANIA NA POSIÇAO DE VANGUARDA E PIONEIRA NA REGIAO, TENDO SIDO IDEALIZADO E COORDENADO PELO POETA E PROFESSOR JOSESSANDRO ANDRADE E PELO PRODUTOR CULTURAL AURINO SEVERO. O EVENTO TEVE O APOIO DA AFASER- ASSOCIAÇAO DOS FILHOS E AMIGOS DE SERTANIA, PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANIA E ACORDES-ASSOCIAÇAO CULTURAL DE SERTANIA.

3 comentários:

Flávio disse...

Que o festival continue no próximo
ano,e que a luta continua para que
Sertânia não perca sua identidade e
não mate seus artistas,um abraço

Paulo Henrique disse...

Sandro, vc é um grande agitador cultural. Parabéns! Pode contar comigo.

Josessandro Andrade disse...

PALAVRAS COMO AS DE FLÁVIO E PAULO HENRIQUE, NOS DÃO FORÇAS PRÁ PROSSEGUIR NA LUTA. VAMOS PRECISAR DE VC TODOS. OBRIGADO PPELA FOERÇA, POETAS.