segunda-feira, 17 de novembro de 2008

II FLIS-FESTIVAL LITERÁRIO DO SERTÃO













SERTÃO TEM FESTIVAL LITERÁRIO

(JOSESSANDRO ANDRADE)

De 24 a 27 de novembro de 2008 será realizado em Sertânia, município localizado no Sertão do Moxotó, o II FLIS- Festival Literário do Sertão, que ocorrerá na Escola Olavo Bilac. envolvendo palestras, rodas de leitura, lançamento de livros, feira de conhecimentos, mostra de filmes e vídeos,apresentações, cantoria de viola, recitais, exposições e outras atividades pedagógicas, culturais e artísticas. O evento tem como objetivos
O incentivo a leitura dos mais diversos gêneros textuais tais com romance, conto ,poesia, texto teatral, literatura de cordel, repente, articulando de modo multidisciplinar e promovendo a pesquisa, o resgate e a refexão crítica.
Mantendo uma característica da sua primeira edição,o festival de literatura dos sertanejos, pretende encampar as manifestações literárias brasileiras, mas destacando também os escritores de Sertânia e região. Este ano o FLIS tem como tema “a macro-visão do negro na literatura”, com enfoque nas obras de Machado de Assis e Solano Trindade(no ano em que comemoramos os seus centenários, sendo o primeiro de morte e o segundo de nascimento), e os sertanienses Marcelino Freire,de “contos negreiros”, Prêmio Jabuti 2006,Marcos Cordeiro com duas obras teatrais sobre Gregório de Matos: “Orfeu em África” e “Capibaribe do sol”, ambas vencedoras do prêmio Elpídio Câmara, 2006 e 2003 , respectivamente, Corsino de Brito, Poeta e ensaísta,que participou das lutas negras em Pernambuco ao lado de Solano Trindade e é radicado no Rio de Janeiro, Walmar, poeta e compositor,Genival Pereira(Gato Novo), cantador de viola e poeta cordelista. Haverá espaço também para a abordagem das obras de outros escritores sertanienses: Wilson Freire,poeta , compositor e cineasta,Ulisses Lins,poeta e memorialista,Alcides Lopes de Siqueira,poeta e contista Hamilton Rodrigues, poeta, Alberto Oliveira, poeta , editor e produtor cultural e Vanusa Silva,escritora de literatura infantil.

Já estão confirmadas as presenças dos poetas do Jornal de poesia CABEÇA DE RATO: Zito Jr. Álvaro Góis, Josessandro Andrade Flávio Magalhães, dos membros da SAPECAS-Sociedade dos poetas , escritores , compositores e artistas de Sertânia: Gabriel Oscar, Edvanildo Nunes, Gilmarques Andrade,Derivaldo Santana,Ricardo Mariano, Nando Nascimento, Josessandro Andrade, Zé Luiz, Paulo Mariano, Antônio Amaral, João Henrique,além de escritores sertanienses radicados em Recife: Marcos Cordeiro, Alberto Oliveira e Vanusa Silva. Também estão garantidas as participações de Cantores, compositores e músicos Giba(cantor),Calu Vital, Hugo Araujo,Charuto, Antônio Amaral,Hipee Sanfoneiro,Zé Luiz,Daniel Medeiros, Rona Lopes, Chico Arruda e Jaílson Santana .



Contemplando as mais variadas áreas do conhecimento, o projeto abrange uma vasta Gama de disciplinas, indo da pré-escola até o ensino médio, dividido em turmas de E. M. (ENSINO MÉDIO) e N .M .(NORMAL MÉDIO):literatura, arte, língua portuguesa ,antropologia,sociologia Direitos humanos e cidadania, psicologia , geografia,educação ambiental, história, Educação física, matemática, química, física e biologia.
Uma outra novidade do festival este ano é o ,I FLIS INFANTIL, versão para crianças, que abrange turmas de pré-escolar até a quarta série:
Horta de rimas, casa do poeta, trem da poesia,homem-poema, mulher-poesia, árvore dos versos são algumas das atrações dos estandes dos pequeninos.
Além das escolas públicas e particulares sertanienses, estão sendo convidadas escolas de Monteiro, Sumé e São Sebastião do Umbuzeiro, no estado da Paraíba, Custódia e Faculdade de Arcoverde, ambas no sertão Do Moxotó Pernambucano.

UMA TRADIÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL

O GOB-Ginásio Olavo Bilac é A academia verde e branca de dr. Abílio Monteiro, por onde pontificaram Gênios e mestres como Dr. Laércio Pacheco, o escritor Ubirajara Chaves,O poeta Waldemar Cordeiro, O compositor e maestro Francisquinho, o professor Albry de Castro Barros, A pianista Leny Amorim, o Pe. Christiano Jacobs, entre tantos outros. Por seus bancos passaram entre outros Antônio Carlos Monteiro, PHD em Matemática, Oxford, Inglaterra,Mozart Siqueira Campos Araujo,doutor em Engenharia elétrica em Paris, França,ex-secretário da fazenda estadual e ex-presidente da CHESF, Airton Freire, padre, escritor, compositor, fundador e diretor da FUNDAÇÃO TERRA em Arcoverde,Jurandir Liberal, Vereador pelo PT em Recife, Almir Castro Barros, advogado e poeta,José Humberto Patu, brilhante jornalista, Fernando Patriota, doutor em História pela USP, Escritor precocemente falecido, Walter Lafayete Araujo,médico e notável professor de química,Gonzaga Patriota (deputado federal)e outros tantos.







A Escola Olavo Bilac sempre foi vanguarda cultural, sendo ancoradouro de jovens oriundos das mais diversas comunas do sertão, quer seja do Moxotó, Pajeu pernambucano e dos cariris , da Paraíba e do Ceará, Desde os anos 50. Nos anos 60, foi efervecente ponto de debates e agitação política em trono dos temas ligados a realidade brasileira, atraindo a ira dos Militares golpistas de 64, sendo as instalações escolares cenário de prisões e perseguições a professores como Adilson Freire e João Belarmino e estudantes como Emanuell Belo( Maninho) ,Joaquim Belo( Quincas) e Zé Andrade . Durante a segunda metade dessa década e a primeira metade dos anos 70,foi palco do grupo disparada, liderado por Herbert Leal, José Carneiro,Anacleto Carvalho, Hugo Araujo e Ésio Rafael bem como o movimento dos estudantes, capitaneado por Wilson Freire,Luiz Carlos Monteiro,Gripa de Sertânia, Jairo Araujo e Luciano Teixeira, que desenvolveram um fértil trabalho de resistência política e cultural à ditadura miltar.





FRANCISQUINHO DEMÉTRIO DIAS ARAUJO

Sendo assim a vida sertaniense passa pela Escola Olavo Bilac.Levando em conta a sua história, sua estrutura física e seu potencial pedagógico, surgiu em 2007 O I FESTIVAL LITERÁRIO DO SERTÃO,com o tema de homenagem aos 15 anos da morte de Waldemar Cordeiro e aos 10 anos de falecimento de Walmar, artistas que marcaram a escola e cultura pernambucana.
Hugo Araujo e Túlio, pai e filho poetas da raiz do imortal FRANCISQUINHO , anunciaram em versos o I FESTIVAL LITERÁRIO DO SERTÃO em 2007:





Além dos lançamentos dos escritores convidados, haverá o da edição extra do jornal de poesia da escola”o nascer do poeta” e de uma edição especial do CABEÇA DE RATO.Haverá também lançamento de uma coletânea poética dos alunos da escola, bem como o de uma seleta de poemas dos prefessores do educandário e de um conto de um aluno da escola, Kenny, que escreve inclusive em francês.Haverá ainda um desfile de alunas representando as musas inspiradoras dos poetas sertanienses.A coordenação geral do festival é formada Pelos professores Gilberto Cosme de Farias (GIBA), Edvanildo Nunes e Josessandro Andrade.
O FLIS Fará homenagens as memórias de Elbani Freire, artesã e grande incentivadora da arte,Georges Gondim(Dóia), “O poeta ébrio” e DEMÉTRIO DIAS ARAUJO, pai de Walter Lafayete e irmão de Francisquinho e Ziro,os Três mosqueteiros que formaram o trio fundador da lendária orquestra Marajoara, uma das melhores do Nordeste, Que este completaria 60 anos de história, e tio de Jairo Araujo, poeta e compositor já falecido e de Hugo Araujo, poeta grande incentivador do FLIS.

Este ano de 2008, o II FLIS é assim anunciado pelo menestrel da festa, Hugo Araujo :

II FESTIVAL LITERÁRIO DE POESIA...

UM ANO JÁ SE PASSOU
A POESIA ESTÁ DE VOLTA
ESTÁ SEMPRE ABERTA A PORTA
É POR ALI QUE EU VOU
MINHA MEMÓRIA GUARDOU
UMA RIMA EM CANÇÃO
O CORDEL EM EXPLOSÃO
HOJE FAZ ANIVERSÁRIO
UM FESTIVAL LITERÁRIO
TRAS CULTURA PRO SERTÃO..

JOSESSANDRO E GATO NOVO
ZÉ LUIZ , CALU VITAL
PRESENTES NO FESTIVAL
É UMA FESTA DO POVO
COM ALEGRIA EU LOUVO
GIBA E HIPEE SANFONEIRO
ADAMASTOR É LIGEIRO
POETA ANTONIO AMARAL
CHICO ARRUDA COISA E TAL
REUNIÃO DE GUERREIROS..

POETA HUGO ARAUJO


O II FLIS vem com o firme propósito de ser um elo para ligar a juventude estudantil e a comunidade aos que produzem no mundo das letras , promovendo a interação e fomentando novos talentos, leitores e cidadãos no universo da leitura.

*Josessandro Andrade, professor das Escolas Olavo Bilac e Jorge de Meneses é poeta, compositor e autor teatral

Nenhum comentário: