domingo, 29 de maio de 2011

Rreinauguração da Casa da Cultura de Sertânia: um sonho que começa a virar realidade








Após muitos anos de lutas um sonho começa a virar realidade : A Casa da Cultura de Sertânia.
Dia 29 de abril de 2011 foi sem dúvida um dia histórico: a reinauguração de um espaçoque reúne o registro, a preservação e a difusão da cultura , da memória e da arte de Sertânia e daquilo que os seus filhos produzem.
Em banners com fotos e textos antigos e atuais é retratado numa exposição aspectos da história, da economia , da política,bem como elementos da arquitetura, literatura, artesanato, música, teatro, dança, artes plásticas, cinema e esportes.
Também se encontra a disposição dos estudantes pesquisadores , dos turistas e vistantes em geral livros dos escritores sertanienses, coleção de jornais da terra, acervo de cd dos compositores, músicos e cantores de Sertânia, bem como peças de artesanato local.
Está sendo estruturado uma biblioteca para pesquisa social, um pequeno estúdio para gravações dos artistas da terra e um futuro museu.
O projeto só foi possível graças ao patrocínio do BNB DE CULTURA, Programa do Banco do Nordeste, que aprovou o projeto da Acordes entre milhares de outros de todo o nordeste.
A festa de reinauguração foi muito lorde, com show musical de Antônio Amaral, lançamento do livro "Sertão sem Fronteiras- memórias de uma família sertaneja", do escritor sertaniense prof. Dr. AntÔnio Jorge de Siqueira, com pronunciamentos do escitor Pedro Nunes e do advogado e poeta Bartolomeu Brasilano. Em seguida tivemos show musical com Daniel Medeiros, cantando as músicas dos compositores da terra ( rua velha, sertanear, Jairo Araujo , etc coisa e tal)e e ncerrando com chave de ouro a noite Luizinho Salvador, remanescente da banda Moxotó, que atua em São Paulo-SP.

SAPECAS Promove evento de grande sucesso

A SAPECAS - Sociedade dos Poetas, Escritores , Compositores e Artistas de Sertânia- promoveu no dia 23 de abril de 2011 , o V EMPOSSAR - Encontro de Poetas e Artistas de Sertânia e região.

O evento mostrou que cresceu em público , estrutura e credibilidade, pois não coube mais dentro da Casa do Poeta, teve que vir para frente do prédio, na Rua das Tabocas, onde foi armado um grande palco cedido pela Prefeitura municipal de Sertânia e do vice- prefeito Jalvacy Dantas. Três grandes barracas foram armadas para acomodar o público , que nem com chuva arredou o pé, para prestigiar o recital de poesia ,canjas musicais, lançamento do livro "meu quarto bau de rimas ", de Dedé Monteiro e a homenagem aos 100 anos de Waldemar Cordeiro.

Apresentaram-se Antônio Amaral,Gato Novo,Rona Lopes,Denilson Cavalcanti,Cyeudes e Cardápio Musical,Gilmarques Andrade,Roberto Araujo,Chico Arruda,Dedé Monteiro, Gonga,Josessandro Andrade, Edison Sertania, Wilton Augusto,Calu Vital, Gaudêncio Neto e Tiago Patriota. Também convém registrar a presença da escritora de literatura infantil Vanusa Silva, d. Adeilda Vital ( esposa do saudoso professor Vital), poeta bissexto Edson Barbosa (Edson de Duca), Luciano Teixeira ( ex-presidente da AFASER -Associação dos Filhos e Amigos de Sertânia)e João Lúcio ( dirigente da ACORDES - associação cultural de Sertânia). Na parte interna da Casa do Poeta havia a exposição dos 100 anos do Poeta Waldemar Cordeiro, com poemas , letras de música de sua autoria, biografia fotos antigas do poeta , dos seus pais , irmãs, esposas e filhos , além de poemas dedicados ao homenageado. Rolou ainda a estréia do vídeo documentário sobre a Semana Estudantil de Artes 2011, produzido pelo índio xucuru Guinga.

De acordo com Gaudêncio Neto , novo coordenador -geral eleito da SAPECAS, a nova estrutura do evento só foi possível graças a visiblidade do evento, divulgado em mais de 10 sites e blogs do estado, e do trabalho da SAPECAS,reconhecido na região,que permitiram a conquista de inúmeros patrocínios e parcerias para viabilizar os custos do evento. Ainda segundo ele , no próximo ano a idéia é lutar para ampliar os patrocínios visando bancar cachês para os artistas , cumprindo assim um dos príncípios da SAPECAS, que é a profissionalização dos Artistas.

NINGUÉM SE PERDE NO CAMINHO DA VOLTA

Após um certo tempo sem atualizações, devido a problemas técnicos e questões de ordem pessoal, o MURAL CULTURAL volta com novidades e informações para deixar os seus leitores por dentro de tudo no universo cultural do Sertâo do Moxotó.Vamos Lá!!!