domingo, 29 de maio de 2011

Rreinauguração da Casa da Cultura de Sertânia: um sonho que começa a virar realidade








Após muitos anos de lutas um sonho começa a virar realidade : A Casa da Cultura de Sertânia.
Dia 29 de abril de 2011 foi sem dúvida um dia histórico: a reinauguração de um espaçoque reúne o registro, a preservação e a difusão da cultura , da memória e da arte de Sertânia e daquilo que os seus filhos produzem.
Em banners com fotos e textos antigos e atuais é retratado numa exposição aspectos da história, da economia , da política,bem como elementos da arquitetura, literatura, artesanato, música, teatro, dança, artes plásticas, cinema e esportes.
Também se encontra a disposição dos estudantes pesquisadores , dos turistas e vistantes em geral livros dos escritores sertanienses, coleção de jornais da terra, acervo de cd dos compositores, músicos e cantores de Sertânia, bem como peças de artesanato local.
Está sendo estruturado uma biblioteca para pesquisa social, um pequeno estúdio para gravações dos artistas da terra e um futuro museu.
O projeto só foi possível graças ao patrocínio do BNB DE CULTURA, Programa do Banco do Nordeste, que aprovou o projeto da Acordes entre milhares de outros de todo o nordeste.
A festa de reinauguração foi muito lorde, com show musical de Antônio Amaral, lançamento do livro "Sertão sem Fronteiras- memórias de uma família sertaneja", do escritor sertaniense prof. Dr. AntÔnio Jorge de Siqueira, com pronunciamentos do escitor Pedro Nunes e do advogado e poeta Bartolomeu Brasilano. Em seguida tivemos show musical com Daniel Medeiros, cantando as músicas dos compositores da terra ( rua velha, sertanear, Jairo Araujo , etc coisa e tal)e e ncerrando com chave de ouro a noite Luizinho Salvador, remanescente da banda Moxotó, que atua em São Paulo-SP.

Nenhum comentário: