segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Marcos Cordeiro ganha Prêmio Elpídeo Câmara com História do Cão do Piutá




O escritor, poeta , contista, dramaturgo e artista plástico Marcos Cordeiro , filho do poeta Waldemar Cordeiro e de D. Iracy Gomes venceu pela 4ª vez o Prêmio Elpídeo Câmara, da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que premia anualmente o melhor texto teatral. Anteriormente Marcos já havia ganho o mesmo prêmio em anos anteriores com "Nação Pernambuco", que conta em versos a história de lutas libertárias do povo de Pernambuco, " Capibaribe do sol ",(2003) narração da vida de Gregório de Matos em Pernambuco e "Orfeu em África",(2007)onde é contada a experiência do famoso poeta baiano no exílio em Angola, na áfrica.

Agora, Marcos Cordeiro venceu pela 4ª vez, desta feita com "O parvoso e astuto cão do Piutá", uma história que durou muitos anos assombrou a Zona Rural de Sertânia (Coqueiros, Fazendinha , Cacimba de Cima, Riacho Verde, Recanto , Caroá , Algodões, etc). na peça algumas figuras de Sertânia são personagens como o cantador de viola Gato Velho, já falecido e o escritor e poeta Zé Carneiro.


Já há interesse da obra ser adaptada para o cinema e virar filme. A proposta está sendo discutida pelo poeta e cineasta Wilson Freire (Bida) e Marcos Cordeiro, que são primos.

Nenhum comentário: