quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

OS TANGERINOS- UM PROJETO FOCLÓRICO

Os Tangerinos pretende ser uma Troça Carnavalesca que resgata o Carnaval Popular e as Tradições folclóricas da terra.
Baseado na figura quase lendária do Boi Japonês ( ou boi Enganoso ) e a mítica que envolve a sua pega, é que surge este folguedo. Boi Japonês ou boi Enganoso ou ainda Boi do Macapá, foi enjeitado pela mãe, ainda pequeno, tendo sofrido muito. Era um animal bonito e forte. Muito querido na Região que habitava.
A Mitologia criada em torno de sua imagem é de que era um boi que ninguém pegava, atraindo a atenção dos vaqueiros da região com seu espírito aventureiro,
ao ponto de se organizarem levas destes no rastro do Boi Enganoso. Há quem diga que o mesmo “alumiava”. Outros testemunham tê-lo visto voando.
Este mito influenciou a literatura de Sertânia. No livro “ O Boi de Ouro e Outras Histórias”, o escritor e poeta Ulisses Lins de Albuquerque relata um pouco de sua história. Já o Poeta, Artista Plástico e Dramaturgo Marcos Cordeiro em seu premiado Romançal Paranambuco, dedica todo um capítulo para narrar o “Romance do Boi Enganoso”.
Os Tangerinos não são os Vaqueiros que em suas indumentárias de couro em montaria que perseguiam o Boi Japonês. São humildes e pobres tangedores de animal alheio pelas estradas desse sertão de Deus, cantando suas toadas e aboios e que certamente também chegaram a tanger um dia o Boi Enganoso.
Os Tangerinos tangem as mágoas e tristezas e com seus aboios e chocalhos buscam a alegria de um carnaval que, como o Boi Enganoso, nos engana nos 04 dias da Festa de Momo.
Na imaginação dos Carnavalescos, os Tangerinos vão em busca do boi Enganoso, o boi da alegria carnavalesca da gente!

Nenhum comentário: