LAMPIÃO:” NEM HERÓI E NEM BANDIDO-ELE É HISTÓRIA”
(JOSESSANDRO ANDRADE)
“ERA UM TEMPO MALDITO E DELETÉRIO,
DE REPÚBLICA EM PLENO FEUDALISMO,
O BRASIL JÁ NO PRESIDENCIALISMO,
SE REGENDO POR NORMAS DO IMPÉRIO.
QUEM  QUERIA FAZER UM BRASIL SÉRIO,
NÃO PODIA ASSISTIR ACOMODADO,
O FUTURO ENGANCHADO NO PASSADO,
O PRESENTE PERDIDO SEM FUTURO,
O PAPEL DA TERNURA ERA TÃO DURO,
QUE O AMOR PRECISAVA  ANDAR ARMADO.”
(CRISPIANO NETO)
                    O DEBATE QUE SE TRAVA NAS PÁGINAS DO JORNAL DE  ARCOVERDE SOBRE O FATO DE O SÃO JOÃO DE ARCOVERDE TER COMO TEMA “DE LAMPIÃO A GONZAGÃO –UM AUTO DE SÃO JOÃO”, MERECEU POR PARTE DESTE ESCRIBA SERTANIENSE  A  PREOCUPAÇÃO DE   CONTRIBUIR COM A REFLEXÃO  A CERCA DESTE ASSUNTO.
                    INICIALMENTE QUEREMOS ESCLARECER QUE NÃO NOS ALINHAMOS NA FACÇÃO QUE TEM UMA VISÃO SOBRE LAMPIÃO QUE O APONTA COMO HERÓI, ROBIN WOOD DAS CAATINGAS, NEM TAMPOUCO NA CORRENTE QUE O DEMONIZA  COMO  SANGUINÁRIO SEM PAR, FACÍNORA, BANDIDO...  ENTENDEMOS QUE O MESMO FOI UM LÍDER , QUE PERTENCEU A UM MOVIMENTO SOCIAL IMPORTANTE DA HISTÓRIA DO NORDESTE E COMO TAL DEVE SER OBJETO DE ESTUDO CIENTÍFICO MAIS APROFUNDADO, CUJAS INTERPRETAÇÕES
SERÃO MAIS ABRANGENTES A MEDIDA QUE AMADURECEREM COM O TEMPO E QUE SÃO MUITO RICAS PARA QUE  A DISCUSSÃO A SEU RESPEITO SE ESGOTE COM UMA, OU COM OUTRA POSIÇÃO RADICAL  E MOMENTÂNEA SOBRE A  QUESTÃO.
                 ACREDITAMOS QUE A HISTÓRIA JULGA COM MUITO MAIS EFICÁCIA DO QUE MERAS INJUNÇÕES DE PARTE À  PARTE.MUITO DO QUE SE COLOCA A RESPEITO DO TEMA É CONTAGIADO PELAS PAIXÕES OU DE APOLOGISTAS DO CANGAÇO OU DE EX-MEMBROS DE VOLANTE, ONDE APREÇO E ÓDIO ARMADOS TRAVAM UM BRIGA DE CEGOS.
                 OBSERVAMOS QUE SE FAZ UM JULGAMENTO PRECIPITADO A RESPEITO DA HOMENAGEM. NÃO SE QUER COLOCAR VIRGULINO FERREIRA DA SILVA COMO MODELO A SER SEGUIDO PELAS CRIANÇAS, PELA JUVENTUDE E PELA SOCIEDADE, MAS REPITO PELA HISTÓRIA . E  DELA FAZ PARTE A CONTRIBUIÇÃO INESTIMÁVEL DADA POR ELE E PELO CANGAÇO PARA A CULTURA, NO XAXADO( DANÇA E MÚSICA), NO REPENTE,NO CINEMA, NA INDUMENTÁRIA QUE HOJE REFLETE UM POUCO DA IDENTIDADE CULTURAL DO NORDESTINO. O PRÓPRIO LUIZ GONZAGA USOU UM FIGURINO DE CANGACEIRO SEM COM ISTO FAZER APOLOGIA A VIOLÊNCIA DO  CANGAÇO. PADRE CÍCERO, SERVINDO AOS INTERESSES POLÍTICOS DA ÉPOCA E AOS DE CLASSE DOMINANTE, DA QUAL FAZIA PARTE,E COMO ANTICOMUNISTA QUE ERA, CONDECOROU LAMPIÃO COM A PATENTE DE CAPITÃO DAS FORÇAS ARMADAS, FORNECEU-LHE ARMAS E MUNIÇÕES ,PARA IR COMBATER A COLUNA PRESTES,  SEM QUE ISTO PRIVE-NOS DA IMPORTÂNCIA DE SUA ATUAÇÃO RELIGIOSA E SOCIOLÓGICA PARA O O POVO DO NORDESTE COMO UM TODO, .O QUE SE VERIFICATAMBÉM DA POSIÇÃO DE GONZAGÃO, SEMPRE FAVORÁVEL AO CONSERVADORISMO POLÍTICO. POSIÇÕES ESTAS QUE DEVEMOS LEVAR EM CONTA A FORMAÇÃO DOS MESMOS, O CONTEXTO DA ÉPOCA, AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE OS CERCARAM E QUE JAMAIS VÃO TIRAR-LHES  O CONTEÚDO DE GRANDES ÍCONES DA ALMA DO SERTÃO  DO NORDESTE.SE PROCURARMOS , ENCONTRAREMOS ASPECTOS NEGATIVOS EM TODOS AQUELES QUE RESPIREM COMO SERES HUMANOS E QUE, SÓ POR ISTO, JÁ PROMOVEM UM ATO POLÍTICO E  CULTURAL, QUE PODE SER CONTESTADO E CRITICADO PELA SIMPLES EXISTÊNCIA DO CONTRADITÓRIO. COLOCAR LAMPIÃO , PADRE CÍCERO E LUIZ GONZAGA ,DEPOIS DE MORTOS E SEPULTADOS, EM CAMPOS OPOSTOS É UM ABSURDO A QUE ELES NÃO SE PERMITIRAM  VIVOS, NEM EM RELAÇÃO AOS INTERESSES DE CLASSE A QUE SERVIRAM E  MUITO MENOS  COMO ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA CULTURA DOS NORDESTINADOS.É MESMO QUE QUERER COLOCAR EM LADOS  CONTRÁRIOS REFERENCIAIS FILOSÓFICO-SOCIAIS COMO MARX E JESUS CRISTO, GANDHI E CHE GUEVARA,MARTIN LUTHER KING E ZUMBI, JOHN LENNON  E  LAMARCA, GREGÓRIO BEZERRA E DOM HÉLDER, FRANCISCO JULIÃO E PAULO FREIRE. 
         TEMOS QUE VERIFICAR AINDA  QUE A SEVERIDADE QUE SE DESTINA A UM HOMEM, CUJA VIDA DE CRIMES, CONSTRUIU UMA LIDERANÇA COM ORIGEM NAS CLASSES POPULARES NÃO É A MESMA EM RELAÇÃO AS HOMENAGENS FEITAS AOS CRIMINOSOS  DA ARISTOCRACIA E DA BURGUESIA,MUITOS DELES ESCRAVOCRATAS,QUE MASSACRARAM NEGROS, ÍNDIOS,
CAMPONESES,ESTUPRARAM MUCAMAS E INDÍGENAS, PARA DAR EXPANSÃO A PRIVILÉGIOS NO MODO DE PRODUÇÃO FEUDO-CAPITALISTA, MUITOS DELES NOMES DE RUAS, PRAÇAS, ESCOLAS. O QUE DIZER DA” BRIOSA”POLÍCIA MILITAR, QUE QUANDO CHEGAVA NAS LOCALIDADES DO INTERIOR,COMO ALGODÕES,SE COMPORTAVA MUITO PIOR QUE OS CANGACEIROS, BEBENDO, SAQUEANDO, ESTUPRANDO E ATÉ MATANDO INDEFESOS CIDADÃOS, O QUE CERTAMENTE MOTIVA A RAIVA QUE MUITA GENTE HOJE TEM DA “POLÍCIA”? O QUE DIZER DO COMPORTAMENTO DA VOLANTE AO MATAR  OS CANGACEIROS , NA GRUTA DE ANGICOS? UMA BARBÁRIE DANTESCA, DECEPANDO CABEÇAS PARA UM EXPOSIÇÃO SELVAGEM E O ROUBO AOS PERTENCES DOS CANGACEIROS? QUE HOMENS DA LEI ERAM ESTES?QUE ESTADO ERA ESTE? QUE LEI ERA ESTA?
             ESTA ERA A ÉPOCA EM QUE VIVIA O CANGAÇO, FRUTO DE UMA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA PERVERSA E  EXCLUDENTE. QUE POR SI SÓ NÃO JUSTIFICA A PRÁTICA DE ATROCIDADES. SÓ QUE MUITAS VEZES ELAS SERVEM PARA MOSTRAR A BASE MORAL E PSICOLÓGICA DOS HOMENS QUE VIVEM EM UM DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO E PARA NOS S ITUAR DIANTE DA BUSCA DE CAUSAS PARA DETERMINADOS ATOS E COMPREENDERMOS MELHOR A  DIMENSÃO HUMANA  E SUA S VERDADES RELATIVAS, QUE NÃO SE LIMITAM  A LÓGICA SIMPLISTA DO EMPIRISMO, CARENTE DE HISTORICIDADE E DE  PROFUNDIDADE INTELECTUAL.
                  PROPONHO QUE DURANTE A PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO PROMOVAM UM CICLO DE ESTUDOS E DEBATES SOBRE LAMPIÃO E O CANGAÇO , COM A PARTICIPAÇÃO DA FACULDADE E  DAS ESCOLAS. SUGIRO QUE OS PROFESSORES ERALDO GALINDO E CHICO GALINDO SEJAM ESCOLHIDOS COORDENADORES.ENTÃO ME CONVIDEM PRÁ ASSISTIR, QUE EU QUERO IR AÍ TOMAR UMAS  BICADAS COM VOCÊS E MEU CUMPADRE DJINALDO GALINDO...
QUERO IR VER DE PERTO ESTE ESPETÁCULO! DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE ..E DO DEBATE...
QUE ENRIQUECE  QUALQUER FESTA.SÓ QUE NÃO GOSTA DELE SÃO OS TIRANOS E SEUS BOBOS DA CORTE...
- E VIVA OS NOIVOS!!!
*JOSESSANDRO ANDRADE É PROFESSOR DA REDE ESTADUAL (ESCOLA OLAVO BILAC, ESCOLA JORGE DE MENESES) E MUNICIPAL(ETELVINO LINS). POETA, COMPOSITOR E AUTOR TEATRAL.
MORA EM SERTÂNIA-PE.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário