quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A REVOLUÇÃO DO MOXOTÓ
Alberto Oliveira

Segundo dados do IBGE (2007) o município de Sertania-PE, contava com cerca de 356 Empresas, que empregavam aproximadamente 1.448 pessoas, com salário médio mensal de R$. 1.700,00. Acho que é o cenário ideal para se começar a Revolução.

Cidade com uma efervescência cultural como poucas, a conheço desde os anos de 1965, quando ali cheguei.

...E até hoje perdura em seus recantos, becos, ruas e vielas, um fazer cultural que impressiona. Começar por ali a Revolução é o mínimo que posso fazer para quem me acolheu como filho...

No próximo dia 19.11 voltarei à Princesa do Moxotó, convidado que fui para proferir palestra no Festival Literário do Sertão, que se realizará nos Salões do tradicional Colégio Olavo Bilac de saudosa e eterna lembrança. Rever salas e corredores e, talvez, me deparar com o espírito do meu amigo Waldemar Cordeiro.

Tenho fé e esperança que esta moda vai pegar.

Outras cidades, a partir do exemplo de Sertãnia, irão realizar também seus festivais literários.

Pode até ser que futuros Governantes disponibilizem vales culturais para os Professores ali radicados, a exemplo do que vem acontecendo nas Bienais do Livro de Pernambuco. Não custa nada acreditar nisto.
Mesmo porque a sensibilidade não deve ser faculdade única e exclusiva dos poetas...

Vou rever a Rua Velha e degustar uma galinha de cabidela com xerém e me lambuzar todo com a graxa escorrendo entre meus dedos.

E a Revolução?

A Revolução é a da palavra.

Vou levar um Plano que de tão simples, espero não provocar ciumeiras descabidas como as ocorridas anteriormente. Mas aí já é outra história...

O Projeto prevê – um aviso: Já está registrado – a instalação de MINI-LIVRARIAS EXPRESSAS em todos os guichês de caixa das empresas sertanienses. Sem nenhum custo para os Estabelecimentos que adotarem a iniciativa. E dentro dos Equipamentos que serão fornecidos exclusivamente pela LIVRARIA EXPRESSA, os produtos dos Fazedores de Cultura de Sertânia.

E Sertânia se preparando para o Vale Cultura.

É evidente que o Plano será exposto para o Poder Público Municipal. Que será convidado a ser Parceiro do Projeto. E entenderá que a iniciativa poderá despertar a atenção da mídia, pela sua originalidade e pioneirismo.

Uma sugestão que levaremos para o Poder Público Municipal diz respeito à concessão de descontos, em termos percentuais, sobre o IPTU que é devido por cada Estabelecimento comercial da Princesa do Moxotó, que adotar o Projeto.

Se aprovado o Plano pelos Fazedores de Cultura de Sertânia, os produtos culturais dos meus companheiros deixarão de ser empilhados em um canto de sala de suas residências.

Implantado em Sertânia, o Projeto começará a voar.

Serra Talhada será o próximo Município a acolher o Projeto, sob as bênçãos de um certo Capitão Virgulino.

Há possibilidades do fazer cultural não depender apenas da figura do estado. Se ele vier, tudo bem. Se não vier, tudo bem. Também.

*************************************************************************************
ALBERTO OLIVEIRA -FUNCIONÁRIO APOSENTADO DO BANCO DO NORDESTE , É POETA , COMPOSITOR E EMPREENDEDOR CULTURAL.

Nenhum comentário: