segunda-feira, 9 de novembro de 2009

SEMANA DA POESIA AGITA SERTÂNIA



Depois de vencer o prêmio viva a leitura 2009, com o projeto FLIS-FESTIVAL LITERÁRIO DO SERTÃO, Sertãnia ,Conhecida como "cidade de poetas", município localizado a 315 km do Recife, vivencia de 09 a 14 de novembro a Semana da poesia, levando sua produção poética as escolas municipais, estaduais e particulares, da cidade e da zona rural. Dos dias, 09 A 12 de novembro, acontecerá o projeto POETAS NAS ESCOLAS, com o o recital "Café com poetas", onde os membros da SAPECAS - sociedade dos poetas, escritores, compositores e artistas de Sertânia- irão visitar as escolas, proporcionando apresentações com os poetas Gaudêncio Pereira, Edivanildo Nunes, Gabriel Oscar, O cordelista Júnior Cordel, o aboiador Gilmarques Andrade, o cantador repentista Gato Novo, o poeta Josessandro Andrade(vencedor do premio viva leitura 2009), o cantor e compositor Calu Vital, entre outros.
A programação será a seguinte: dia 09 /11,segunda-feira, Escola N. S. de Fátima,dia 10/11,terça-feira, Escola Francisco Nunes, no sítio Campos. Na quarta-feira, dia 11 de novembro é a vez da Escola Etelvino Lins, na Vila da COHAB e Escola O Pequeno Principe. Na quinta-feira, os artistas estarão na Escola Professor Jorge de Meneses.Na sexta-feira , dia 13, estará ocorrendo a II EXPOESIA - exposição poética de Sertânia, reunindo poetas veteranos e jovens.Os membros da SAPECAS, informam que nessas apresentações também abrem espaço para novos talentos, inclusive alunos das escolas que estejam assistindo as apresentações. A Semana da poesia será encerrada no sábado , dia 14 de novembro , na Casa do poeta com a I Mesa de versos, onde poetas estarão escrevendo poemas para em seguida serem apresntados ao público Acrescentam ainda que além de estimular a leitura e a escrita, a revelação de nossos valores, a semana da poesia procura preparar a cidade para o FLIS-FESTIVAL LITERÁRIO DO SERTÃO, que venceu o prêmio viva a leitura 2009, concedido pela fundação Santiliana, Ministério da cultura e ministério da educação. Esse ano será a III edição do FLIS, que ocorrerá de 18 a 20 de novembro, Nas Escolas Olavo Bilac e Jorge de Meneses. " Na Semana da Poesia, estaremos divulgando o FLIS nas escolas e nas comunidades, já que ao terminarmos um na outra semana o outro evento já estará começando", completa Josessandro Andrade, ocordenador do FLIS e membro da SAPECAS.
A SAPECAS tem uma vasta gama de serviços prestados a cultura de Sertãnia, ja tendo realizado diversos projetos como a oficina "a arte de fazer versos", o Encontro de poetas e artistas de Sertãnia, além de saraus e recitais, atendendo a convites de eventos em outras cidades da região. "queremos levar a poesia aonde o povo está", afirma Gilmarques Andrade, 18 anos, coordenador da semana da poesia."será uma oprtunidade mostrar as pessoas o quanto é divertido ler, ouvir e fazer poesia", conclui Gilmarques.

Nenhum comentário: