terça-feira, 11 de outubro de 2011

ENTIDADES LITERÁRIAS E CULTURAIS LANÇAM DOCUMENTO SOBRE CENTENÁRIO DE WALDEMAR CORDEIRO






CARTA DO CENTENÁRIO DE WALDEMAR CORDEIRO

Sertânia é conhecida como uma cidade de poetas e artistas . A sua produção cultural acima da média das cidades do interior são um exemplo claro disto. Waldemar Cordeiro, poeta, compositor, educador, músico, é uma das maiores expressões deste manancial de cultura, que é o vale do Moxotó. 20 de Outubro de 2011 assinalará os 1000 anos de nascimento deste singular homem das letras do Sertão,

Apesar de só ter cursado até a 4ª série do antigo primário, foi escolhido um dos melhores professores leigos do Brasil, em congresso realizado no Rio de Janeiro, além de Ser um dos fundadores do tradicional colégio Olavo Bilac( Hoje Escola de Referência de Ensino Médio em tempo integral), na qual foi professor de latim , língua Portuguesa e canto Orfeônico.

Notabilizou –se como poeta, autor dos livros “Ondas revultas” e “Salão de Sombras”, e como escritor foi membro da UBE- União Brasileira de Escritores, secção Pernambuco e cuja obra foi alvo de apreciações elogiosas por parte de diversos intelectuais pernambucanos a exemplo de Alberto da Cunha Melo, Marcos Acioly, Ângelo Monteiro, José Rafael de Meneses, Potiguar Matos, entre tantos outros. Sua obra poética o levou a participar de diversas antologias, entre as quais “Os poetas cantam o Recife” ( Prefeitura da Cidade do Recife, 1986)“Pernambuco, terra da poesia” (Instituto Maximiniano Campos).

Como compositor, escreveu a letra do hino oficial de Sertânia, além de inúmeros frevos, valsas, tangos , boleros , sambas e baiões, em parceria com o compositor e maestro Francisquinho. Com vida púvblica ativa foi tabelião público, diretor municipal de educação de seis gestões municipais, Secretário –geral da prefeitura e prefeito interino em algumas ocasiões, bem como foi o relator do estatuto do América Esporte Clube, o mais importante da cidade.

Queremos chamar atenção da sociedade de Sertânia e do Estado Pernambuco, dos seus respectivos governos, da Câmara Municipal de Sertânia, da Assembléia Legislativa de Pernambuco, dos Organizadores da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e da Fliporto, para que o centenário deste ícone da poesia pernambucana não passe em brancas nuvens.

Sendo assim, apresentamos para o conhecimento de todos as nossas reivindicações para homenagear a memória do nosso Menestrel maior.:
- Total apoio ao Flis - Festival Literário do Sertão (Prêmio Viva Leitura 2009) totalmente dedicado aos 100 anos de nascimento de Waldemar Cordeiro.
- Construção de uma estátua ou busto do poeta Waldemar Cordeiro, sendo uma em Sertânia e outra no Recife.
- Sessões especiais na Academia Pernambucana de Letras, na UBE-PE, na Assembléia Legislativa de Pernambuco e na Câmara Municipal de Sertânia.
- Homenagens na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e na Fliporto
- Publicações na Imprensa Pernambucana e cobertura dos órgãos de comunicação de Pernambuco (jornais, rádios, Tvs)
Certos de que outras propostas poderão surgir, estamos abertos à discussão. E desde já propomos a formação de uma comissão com representantes do Estado de Pernambuco e do Município de Sertânia para articularmos um projeto único.

Sertânia, 10 de agosto de 2011

ACORDES – Associação Cultural de Sertânia
SAPECAS – Sociedade dos Poetas, Escritores e Compositores de Sertânia
JPCR – Jornal de Poesia Cabeça de Rato

Nenhum comentário: