terça-feira, 16 de novembro de 2010

FLIS inaugura circuito de festivais literários em Sertânia


Depois de ser vencedor do Prêmio nacional Viva a leitura em 2009, dos ministérios da educação e da cultura, o FLIS- Festival literário do Sertão, será novamente realizado, desta vez em sua quarta edição, no período de 22 a 26 de
Novembro de 2010, Sertânia, município do Sertão do Moxotó- distante 315 km do Recife.
O IV FLIS Ocorrerá na EREMOB-Escola de Referência em Ensino Médio
Olavo Bilac e tendo como tema: “De Saramago a Ulysses Lins- Nobel de fato e de direito”, numa homenagem ao escritor Português José Saramago e ao poeta e memorialista Pernambucano de Sertânia, que ocupou a cadeira nº 1 da Academia Pernambucana de Letras.
Além da EREMOB, O FLIS funcionará em mais duas extensões: o III FLIS
Infantil, que acontecerá na Escola Prof. Jorge de Meneses, consagrado a literatura infantil, que este ano homenageará a escritora Vanuza Silva, ex-aluna daquela instituição escolar e o I FLIC- Festival de Literatura de Cordel- Festival de Literatura de Cordel , que realizará-se na Escola Municipal Etelvino Lins, prestando um tributo ao cordelista e cantador repentista Genival Pereira (Gato Novo), que em outubro passado
Completou 60 anos de uma existência dedicada a poesia popular. Assim, estará se dando a estréia do Circuito de Festivais Literários de Sertânia, que “consolida o nome do município como cidade de poetas e escritores e referência nacional em literatura e leitura”, afirma o professor Josessandro Andrade, coordenador do FLIS.
Uma novidade do IV FLIS deste ano é o Prêmio Ulysses Lins, voltado para a classe estudantil da EREMOB, que ofertará computadores e troféus aos alunos vencedores das categorias resenha e poesia, tendo como tema a obra do referido escritor. Já estão confirmadas como atrações convidadas as presenças dos escritores Marcos Cordeiro( poeta , contista, artista plástico e dramaturgo) Alberto Oliveira( poeta, compositor e editor) Vanusa Silva (escritora de literatura infantil), Zito Jr.( poeta , artista plástico, Cineasta e editor do jornal de Poesia Cabeça de Rato), entre outros. Do Rio de Janeiro virão Teresinha Lins, Psicóloga, escritora e professora Universitária, filha de Ulysses Lins e a escritora e psicóloga capixaba Antônia Crapp, autora de “Pães, histórias e afetos”.
Das atividades da programação constam mesas-redondas, rodas de poesia, saraus,Lançamentos, exibição de vídeos, momentos musicais, caminhada poética, exposições literárias, recitais e desfile de musas O evento é uma parceria entre a EREMOB, Escola Jorge de Meneses e Escola Municpal Etelvino Lins, ACORDES- Associação Cultural de Sertânia. Já estiveram no FLIS Desde literatos pernambucanos como Luiz Carlos Monteiro, paulistas como Eraldo Miranda, até escritores internacionais como o colombiano Carlos Henrique Sierra.
.

Nenhum comentário: