quinta-feira, 3 de abril de 2008

CELEIRO DO ARTESANATO DO SERTÃO

CELEIRO DO ARTESANATO DO SERTÃO

Sertânia é conhecida lá fora como “Terra das Esculturas Alongadas”, devido as peças de artesanato produzidas em madeira de umburana e de forma alongada e fina, retratando diversas figuras da fauna humana sertaneja, tais como o vaqueiro, o retirante, a rezadeira, entre outros.
As esculturas Sertanienses fazem sucesso em feiras internacionais como a FENNEART (Recife-PE.) e outras Brasil afora. Hoje nossos artesãos exportam peças para Alemanha, França e outros países da Europa. Os principais pontos deste tipo de artesanato são o Alto do Rio Branco, através do ateliê de Marcos Paulo e a Vila da COHAB, através da oficina de Carlos Barbosa. Ambos são pontos de aglomeração de novos artesãos, que surgem na lógica do artesanato, que gera emprego e distribui renda. Há ainda o trabalho do artesão Novinho do corredor de João Pires. Uma figura especial é Biu Aleijadinho: que só possui dois dedos das mãos e faz peças incríveis.
Outros tipos de produção de artesanato podem ser encontrados no Armazém das Artes, no antigo prédio da Rede Ferroviária, iniciativa da Associação dos Artesãos.

Nenhum comentário: