terça-feira, 12 de agosto de 2008

Carnaval dos Tangerinos


“OS TANGERINOS E O BOI
ENGANOSO”
Troça carnavalesca
e folguedo
UMA HISTÓRIA, UMA RAIZ
UMA POESIA


A histórias de bois influenciaram a literatura de Sertânia. No livro “ O Boi de Ouro e Outras Histórias”, o escritor e poeta Ulisses Lins de Albuquerque relata um pouco de sua história. Já o Poeta, Artista Plástico e Dramaturgo Marcos Cordeiro em seu premiado Romançal Paranambuco, dedica todo um capítulo para narrar o “Romance do Boi Enganoso”.

Baseado Baseado nas figuras quases lendárias do Boi Japonês, o boi de ouro e o boi enganoso e as míticas que envolvem as sua pegas, é que surge este folguedo.
São histórias reais, acontecidas em Sertânia, que serviram de pesquisa e inspiração para que se criasse o enredo para o ritual dos tangerinos, aqueles que tangem o boi,que é uma enganoso, fruto de uma colagem popular dessas histórias, que imaginava-se que era apenas uma, mas com o estudo descobriu-se tratar-se de várias.Mas aí na cabeça do povo e na mente dos artistas populares o folguedo já estava sedimentado: os tangerinos que correm tangendo o boi, que representa os vários bois anteriormente citados.
No enredo do ritual folclórico, o boi enganoso foi enjeitado pela mãe, ainda pequeno, tendo sofrido muito. Criado na caatinga Pela mãe natureza virou um animal bonito e forte. Muito querido na Região que habitava, em Sertânia.
A Mitologia criada em torno de sua imagem é de que era um boi que ninguém pegava, atraindo a atenção dos vaqueiros da região com espírito aventureiro,
ao ponto de se organizarem levas destes no rastro do Boi Enganoso. Há quem diga que o mesmo “alumiava”. Outros testemunham tê-lo visto voando.
Os Tangerinos não são os Vaqueiros que em suas indumentárias de couro em montaria que perseguiam o Boi Japonês. São humildes e pobres tangedores de animal alheio pelas estradas desse sertão de Deus, cantando suas toadas e aboios e que certamente também chegaram a tanger um dia um Boi Enganoso.
Os Tangerinos tangem as mágoas e tristezas e com seus aboios e chocalhos buscam a alegria de um carnaval que, como um Boi Enganoso, nos engana nos 04 dias da Festa de Momo.
Na imaginação dos Carnavalescos, os Tangerinos vão em busca do boi Enganoso, o boi da alegria carnavalesca da gente!
Este é um projeto baseado numa pesquisa a um tema dos mais originais dentro do Contexto-folclórico de nossa terra: As História de Bois , que misturam realidade e lenda.
“Os Tangerinos e o Boi Enganoso”, se constituiu em uma Troça Carnavalesca e proporcionou uma identidade Cultural de Raízes genuínas aos festejos de Momo em Sertânia.Fundado por Wilton Augusto e Josessandro Andrade
Hoje algumas cidades já possuem algo que identifique o seu Carnaval: Bezerros tem Os Papangus, Triunfo tem Os Caretas, Pesqueira tem Os Caiporas. Sertânia pode agora ter “Os Tangerinos” como referência do seu carnaval.
Acompanhados por uma banda de pífanos, Bandinha da Mata,dos Saudosos mestres Zuza Galdino e Zé Florêncio, A trilha sonora de sua apresentação tem frevo, Repente e toada originais, que fazem parte de um ritual que está sendo desenvolvido para futuras apresentações. O desfile é na segunda –feira de carnaval, concentrando –se na vila da COHAB, para sair pelas principais ruas da cidade.

Nenhum comentário: