quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O artesanato na terra das esculturas alongadas
JOSESSANDRO ANDRADE

O POTENCIAL DO ARTESANATO DE SERTÂNIA JÁ GANHA RECONHECIMENTO EM VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA, SENDO EXPORTADOPARA PORTUGAL, ALEMANAHA, FRANÇA, ENTRE OUTROS QUE RECEBEM AS PEÇAS EM MADEIRA DE UMBURANA PRODUZIDAS NA CAPITAL DO MOXOTÓ, RETRATANDO RETIRANTES , REZADEIRAS, VAQUEIROS, ENTRE OUTROS TIPOS DA REGIÃO.
A CONCEITUADA REVISTA DE ARTE E LITERATUA “CONTINENTE MULTICULTURAL”,DO RECIFE, JÁ DEDICOU UM AMPLO ENSAIO SOBRE A OBRA DE CARLOS FERNADO BARROS, QUE VEM A SER SOBRINHO DO COMPOSITOR E MAESTRO FRANCISCO DIAS ARAUJO, O FRANCISQUINHO.. O SUPLEMENTO CULTURAL DO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESTAMPOU LONGA REPORTAGEM SOB O TÍTULO “SERTÂNIA: TERRA DAS ESCULTURAS ALONGADAS., DANDO ESPECIAL ENFOQUE AO TRABALHO DE MARCOS PAULO
E DE OUTROS ARTESÃOS DO ALTO DO RIO BRANCO, BAIRRO DA PERIFERIA DE SERTÃNIA, QUE POR SUA TRADIÇÃO DE CELEIRO DO ARTESANATO FIGURATIVO, É CHAMADO DE “O ALTO DO MOURA DO SERTÃO”
O RESULTADO DESTA EFERVECÊNCIA ARTÍSTICA É A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA PARA JOVENS, COM UMA RENDA PERCAPTA COMO NENHUMA ATIVIDADE ECONÔMICA EM SERTÂNIA.SÓ ATELIÊ DE CARLOS FERNANDO, NA VILA DA COHAB, JÁ CHEGOU A EMPREGAR 13 JOVENS DEUM SÓ VEZ., TENDO O ARTESANATO COMO ÚNICA FONTE DE RENDA.QUANDO ALGUM DELES SE CORTA LEVEMENTE, AINDA COMO APRENDIZ, ELE TRANQUILIZA O GAROTO: “TEM NADA,NÃO, MEU FILHO , É A ARTE ENTRANDO NO SANGUE”, DIZ ESTE ARTISTA QUE É UMA MISTURA DE GÊNIO E LOUCO, SENDO QUE ORGULHA-SE MAIS AINDA SE O CHAMAREM POR ESTE ÚTIMO TERMO. É DAQUELES QUE ,PREOCUPADO COM O EQUILÍBRIO AMBIENTAL, PROCURA APROVEITAR TUDO QUE PUDER DA MADEIRA DA NATUREZA, SEM DESPERDÍCIO.
O ALTO DO RIO BRANCO É A PRINCIPAL ORIGEM DESTE ARTESANATO ATRAVÉS DOS IRMÃOS MORENO: GEOVÁ MORENO, SAMUEL EJONAS, QUE COMEÇARAM PRODUZINDO OS FAMOSOS “CARROS-DE BOI NA DÉCADAS DE 70 E 80.MARCOS PAULO, O JOVEM GÊNIO DA UMBURANA É SOBRINHO DELES E LOGO IMPRESSIONOU PELO SEU TALENTO PRECOCE.
DA SUA OFICINA , AO LADO DA IGREJA NO BAIRRO, SAEM OUTROS NOVOS VALORES, QUE POVOAM O ALTO., GERANDO TRABALHO E RENTABILIDADE PRÁ UMA COMUNIDADE CARENTE,
QUE FICOU FAMOSA TAMBÉM PELA FESTA DO PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO, EM JANEIRO, MAS TAMBÉM POR TER CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO.
APESAR DO PRESTÍGIO LÁ FORA E DO DESTAQUE POR AQUI, O ARTESANATO AINDA É
UMA ATIVIDADEQUE POSSUI OBSTÁCULOS QUE A IMPEDEM DE SE TORNAR UMA ATIVIDADE PRODUTIVA DE MAIOR ESTRUTURA E PORTE.

BIU DA FAZENDINHA- O ALEIJADINHO DE SERTÂNIA.

SE O FAMOSO ESCULTOR ALEIJADINHO ESPALHOU SUAS OBRAS SACRAS PELAS IGREJAS DE MINAS GERAIS, O ARTESÃO BIU DA FAZENDINHA, O BIU ALEIJADINHO, QUE TAMBÉM NASCEU COM DEFEITOS FÍSICOS, BUSCOU INSPIRAÇÃO NA REGIÃO QUE VAI DO SÍTIO COQUEIROS ATÉ A MANIÇOBA, PEQUENO POVOADO SERTANIENSE, ESCULPINDO CARROS –DE BOI, FIGAS , MARRETAS E OUTROS OBJETOS,. TANTO DE NATUREZA ESTÉTICA, QUANTO UTILITÁRIA.COM APENAS DOIS DEDOS COLADOS EM UMA MÃO EUMA BOLA DE CARNE NO LUGAR DA OUTRA MÃO, ALÉM DE TER NASCIDO COM A PARTE DAS PERNAS DO JOELHO PRÁ CIMA, O ELE ASSOBRA A TODOS POR NESSAS CONDIÇÕES CRIAR PEÇAS DE ARTESANATO MARAVILHOSAS.
FOI DESTA ARTE QUE BIU ALEIJADINHO, OU SEVERINO ROMEU DE MELO, QUE POSSUI LAÇOS SANGUÍNEOS COM AS FAMÍLIAS PATU E GÓIS, TIROU O SEU SUSTENTO, E EVITOU QUE POR CONTA DAS SUAS DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PASSASSE MENDICANCIA OU AO
ASSISTENCIALISMO FAMILIAR OU GOVERNAMENTAL.BIU VENDEU SUAS PEÇAS PRÓXIMO AO POSTO RODOVIÁRIO DE CRUZEIRO DO NORDESTE, DISTRITO DE SERTÃNIA, ONDE FORRAM FILMADAS BOA PARTE DAS CENAS DO FILME “CENTRAL DO BRASIL”.
AUTODIDATA, ELE APRENDEU ALER POR CONTA PRÓPRIAE, MESMOSEM TER IDO
Á ESCOLA , EXIBE, TANTO EM RELAÇÃO A CONCORDÂNCIA NOMINAL, QUANTO Á VERBAL,
UMA EXPRESSÃO RARA PARAALGUÉM COM ESTE TIPO DE ESCOLARIDADE.
EM NOSSO ÚLTIMO CONTATO, BIU DEDICAVA-SE A UMA NOVA INSPIRAÇÃO: A CASA DE FARINHA, CUJO ZELO REVELA O SEU DEVOTADO AMOR PELA CRIAÇÃO DA BELEZA. EIS BIU DA FAZENDINHA, UMA CRIATURA ESPECIAL.

Nenhum comentário: