sábado, 17 de julho de 2010

RESENHA ARTÍSTICA

WILSON FREIRE(BIDA) EM LIVRO DE CONTOS

No dia 12 março, no Bar da Moeda, Wilson Freire, em comemoração aos seus cinquenta anos de vida, lançou seu mais novo livro, o “Cinquentinha”, composto por cinqüenta microcontos, gênero literário onde se narra um fato utilizando-se de no máximo cinqüenta letras.

Ao lado da família e amigos, em um clima de muita descontração e poesia, o poeta pode compartilhar de seus contos, de muito humor inteligente, e felicitar as pessoas que passavam pelo local. Todos queriam um autógrafo no livro fisicamente “pequeno” e que prova que para bom entendedor, poucas letras bastam.

A propósito do livro, o jornal DIARIO DE PERNAMBUCO publicou a seguinte reportagem,entitulada: "Espaço Mínimo amplia conceito de livro".

"Cinquenta microcontos com até cinquenta letras cada. Este foi o limite auto-imposto por Wilson Freire para compor sua nova obra, feita para comemorar a emblemática marca dos cinquenta “cumpleaños. Hoje, às 17h50, ele autografa a coletânea Cinquentinha no bar Casa da Moeda. A programação ainda conta com o recital poético e projeção de filmes assinada pela VJ Mary Gatis. Durante o evento, Cinquentinha estará à venda por R$ 10. A entrada é franca.

Nos últimos anos, esse sertanejo de São José do Egito, criado em Sertânia, divide seu tempo entre a medicina e a arte multimídia, onde tem atuado com distinção no front literário, musical e cinematográfico, com destaque para sua parceria com Antonio Nóbrega, o cineasta Heitor Dhalia e na direção do curta Miró: preto, pobre, poeta e periférico (2008).

Desta vez, Freire traz à tona uma publicação um provocativa, pois força os limites do conceito “livro” ao fazer uso do formato de uma cédula rasurada de R$ 5 como suporte para literatura. Diz que, apesar de Cinquentinha não cumprir os critérios da ABNT para definir um livro, ele o considera como tal.

“O formato faz parte da mensagem. Precisamos rever essas regras ultrapassadas, que não dão conta da liberdade de criação dos dias atuais”, diz o escritor, que não está só nessa empreitada. Como ilustração, ele cita Dois palitos, interessante livro-caixinha de fósforo com microcontos escritos pelo paranaense Samir Mesquita, e revela qual será o próximo passo: publicar seus textos em um minicalendário descartável. Uma ousadia estética que desemboca no próprio texto. Os “microcontos” de Freire tão curtos que levantam dúvidas se pertencem ao reino da prosa ou da poesia zen – o haicai. O autor discorda: “um microconto é narrativa passageira, e que diz logo a que veio. É de uma rapidez que faz parte da vida moderna.” Daí temas “urbanos” como violência, miséria e hábitos noturnos serem tratados com humor ácido e por vezes nonsense, algo próximo de outra narrativa baseada na brevidade: as tiras em quadrinhos.

Freire diz que começou a desenvolver o projeto há alguns anos, quando foi convidado por Marcelino Freire para participar do livro Os 100 menores contos do século (Ateliê Editorial), do qual participaram Dalton Trevisan, Manoel de Barros, Millôr Fernandes, entre outros. A proximidade com o cinqüentenário de vida foi o incentivo que faltava para realizar este trabalho solo, que encontra no prefácio, assinado pelo mesmo Marcelino, o momento mais abundante – afinal, são cerca de dez linhas."

(Por Andre Dib - Especial para o Diario de Pernambuco.)

Veja agora o prefácio da obra escrito pelo escritor , também sertaniense, Marcelino Freire( prêmio Jabuti de literatura) e primo de Wilson Freire.*Marcelino Freire É filho de Antônio Juvêncio Freire de Almeida. Primo de Juarez de Cícero Juvêncio e Joãozinho da Lojinha sports, de Djair Freire, de "Alema", filhos de Zé Juvêncio...



UM MICROPREFÁCIO
Por MARCELINO FREIRE

Não é todo mundo que chega aos 50 enxuto. Sem gordura. Escrevendo curto e grosso. No osso. Não é todo mundo que é grandioso. De um talento sem tamanho. Seja na literatura, na música, no cinema. Essa luz intensa. Vinda do sertão pernambucano. Esse coração medonho. Inspirador. Esse primamigo que muito me ensinou. A ser esse serzinho que sou. Devedor da sua arte. Que a tudo invade. Sempre com enorme generosidade. Entrega e respeito. Parabéns, querido WILSON FREIRE, por mais esse feito. O livro está superdivertido. Certeiro. Para ser lido num fôlego só. Comemorar um cinquentenário assim não tem coisa melhor. Nem lição maior. Valeu!
************************************************************************************

Wilson Freire(Bida) é filho de Tenente Jaime Santana e Dona Dora. irmão do Padre AIRTON Freire,do Sociólogo Welington Santana e do vereador em Arcoverde Jairo Freire.

Adquira o livro através do e-mail: biluz@terra.com.br

Nenhum comentário: