quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

ENCONTRO CULTURAL

SERTÃNIA CANTA E ENCANTA

VENHA VC PATRICIPAR DO NOSSO EVENTO E CONHECER UMA PROPOSTA CULTURAL

DIA 24 DE JANEIRO DE 2009- SÁBADO


EMPOSSAR
ENCONTRO DE POETAS SERTANIENSES E ARTISTAS POPULARES

09:30-Abertura com o lançamento do MECARTE- Movimento
Cultural Raízes da Terra, exposição de poetas de
Sertãnia-PE, Mostra de artesanato de esculturas
Alongadas.

CINEMA

10:00 Filme Documentário sobre Rogaciano Leite-( Taciana Lopes)

RECITAL DE POEMAS

11:00- “Café com Poetas”- com os membros da SAPECAS –
Sociedade dos Poetas , Escritores,Compositores e Artistas de
Sertânia

SHOW POÉTICO- MUSICAL

12:00-“Água Fria de Alagoa de Baixo”,com Antônio Amaral,Josessandro
Andrade, João Henrique, Cieudes Brasiliano.

13:00-Espaço Aberto aos Artistas da Terra: declamadores, poetas ,
Cantores, compositores , músicos, etc.

LOCAL : A INGERICANA –O Bar dos poetas
Org. ZÉ MAGO –Rua das Tabocas, ,centro


REALIZAÇÃO:
SAPECAS –
Sociedade dos Poetas , Escritores,Compositores e Artistas
de Sertânia


M E C A R T E

MOVIMENTO CULTURAL RAÍZES DA TERRA

PROGRAMA

APRESENTAÇÃO

Sertânia é uma cidade essencialmente cultural, um berço de artistas e poetas, que a fazem uma terra singular e especial. Infelizmente boa parte da população não tem acesso a este manancial de cultura ,justamente por falta de oportunidade.
Até hoje não há políticas públicas para difundir a nossa história, Tão rica de tradições libertárias, a nossa arte tão fértil na geração de artistas, grupos e obras .As nossas escolas não trabalham nada disto, simplesmente por não possuírem material e suporte pedagógico.
O que se Vê é a proliferação da cultura de massa, o culto ao gosto fácil de modismos descartáveis, que avacalham a nossa identidade cultural como povo. Um processo, que encontra apoio nos meios de comunicação e financiamento nos poderes públicos. Cinicamente, com uma cretinice fascista, alegam que “é isso que o povo quer, que é isso que o povo gosta”, esquecendo que “só dão banana ao macaco e depois dizem que o macaco só gosta de banana”, as pessoas podem ( e tem inteligência para tal),Gostar de coisas boas, desde que haja espaço e tempo para que elas as conheça..
O nosso projeto se propõe a ser um contraponto,resgatando a cultura , a memória e os artistas sertanienses, estudando suas origens e celebrando a interação entre raízes e frutos desta imensa árvore de talentos, idéias e conteúdos que é a Princesa do Moxotó.

UMA HISTÓRIA A SER CONTADA

Tomaremos por base a cultura nordestina, aliada as manifestações populares, que acreditamos ser as principais origens da cultura de Sertânia, cujo estudo daremos apoio e incentivo para investigar suas raízes e aspectos típicos, mas não teremos nenhuma postura de xenofobismo, que impossibilite o diálogo com outras linguagens artísticas. Pelo contrário este processo de interação será estimulado, pois comprendemos que foi a fusão do popular tradicional com a vanguarda erudita, que proporcionaram- nos Semana de arte moderna de 22, o Tropicalismo, o Mangue beat e outras gratas conquistas e férteis surpresas.
As produções populares , tais como o frevo, o forró pé -de –serra, o chorinho, a cantoria de viola, a poesia popular nordestina, o coco, o aboio , a banda de pífano , o reisado, o bacamarte, a cavalhada,o cordel,que têm uma presença mais viva na vida cultural sertaniense, assim como o bolero, o tango, a valsa, o blues, a guarânia,
o samba, o rock, o teatro , a poesia canônica e as vanguardas completam um variado mosaico artístico, principalmente graças a ação de grupos como a Orquestra Marajoara, O Reisado de Bexigolixo, a banda de pífanos da Mata, o Grupo de Teatro Disparada, o Movimento de poesia Cabeça de Rato,os artesãos das esculturas alongadas, a espaços abertos como A Semana Estudantil de Arte, A Escola Olavo Bilac , o Cine Emoir, o América e. c. e a Casa do Estudante de Sertânia,,.Com suas variadas representações de classes sociais distintas, consideramos-lhe como pilares da formação cultural de nossa sociedade, cuja heterogeneidade a torna , charmosamente, uma cidade multicultural.
É preciso que a nossa história tão rica, seja estudada profundamente e recontada com mais rigor científico e mais honestidade intelectual, sem o ufanismo Que leva a um processo fascista de emburralização das pessoas.Conhecer desde a opulência econômica do ciclo do caroá , da agave e do algodão às nossas tradições libertárias, das manifestações pelo fim da segunda guerra mundial, lideradas por Paulo Cavalcanti, da liderança operária em Caroalina, que naqueles tempos desafiava O poder dos barões das fábricas de Caroá, da Gênese dos ideais revolucionários de Manfried Nigro, Nobre Formiga, João Belarmino, Zé Andrade, Os irmãos Belo(Quincas, Antônio, Maninho) e outros, os nossos esquerdistas verdadeiros, vítimas do golpe militar de 1964.
Não há da nossa parte pretensão de impor uma versão pronta e acabada Sobre do que vem a ser Sertânia, com sua vasta extensão territorial, com doze vilas e povoados e uma zona rural imensa,cheia de peculiaridades complexas, a brotar uma pluralidade cultural invejável.. Queremos incentivar a pesquisa e a reflexão. É daí que surgirão as matérias- primas para as obras que retratem a nossa cor local, eixo principal de nosso movimento cultural raízes da terra.








A COR LOCAL

“ Pinte sua aldeia, que vc estará pintando o universo”



Acreditamos firmemente que o raro ,original, tem o seu valor mais do que reconhecido, pois é de cores sempre às mesmas – que a aquarela do mundo se renova e desabrocha telas encantadas, onde cada um tem um tom diferente para colocar com a sua digital,a sua marca que o identifica com “ser que canta, logo existe”.é dessa capacidade de expressão , exprimindo suas alegrias e tristezas, angústias e esperanças, figuras folclóricas, paisagens, fatos,tribos, musas, loucos e profetas , que
Se revela a alma de um povo e o faz forte e consciente de sua identidade histórica, sociológica e cultural., que passa a ser incorporada à memória coletiva, educando a sensibilidade e desenvolvendo uma aguçada visão crítica.

Obras como o Romance ACONTECEU NO BECO LIBERDADE, de Fernando Barros Patriota, a música 7 e 8 DE DEZEMBRO , de Cieudes Brasiliano, Antônio Amaral, Anacleto Carvalho, Bartolomeu Brasiliano e Heuris
Tavares, são exemplos de sucessos específicos , em níveis proporcionais aos seus públicos distintos. Ambos beberam na fonte inesgotável de sua terra e suas características mais genuínas.
Elevam a auto-estima de nossa gente, Que passa a se ver no espelho e a identificar com a arte produzida nessas oficinas do imaginário, com conteúdos que lhe seduzem por tocar-lhe diretamente o íntimo de cada um e de todos nós.

É esse o trabalho!



A LINHA DE ATUAÇÃO


O Movimento Cultural Raízes da Terra é uma cooperativa de artistas e grupos, Articulados em projetos,espetáculos, e eventos, unidos pelo interesse de pesquisar , difundir , desenvolver, assessorar e promover a cultura de Sertânia e os seus artistas, através de projetos a serem realizados, sob a coordenação da SAPECAS- Sociedade dos poetas, Escritores, compositores e artistas de Sertânia, sem nenhuma vinculação com interesse políticos- partidários, nem econômicos, bem com sem nenhuma discriminação de sexo , raça, credo ou cor, apenas comprometido com a liberdade de expressão, a cidadania, A democratização dos meios de comunicação e os direitos humanos, consagrados na constituição federal.
Temos como princípios a profissionalização do artista, o que garante não só a geração de emprego e renda , como condições mais dignas para produção de sua arte e maior tempo para dedicar-se ao aperfeiçoamento de seu trabalho, bem como maior possibilidade de expansão. O outro princípio trata da responsabilidade social de levar arte e cultura as populações que não tem condições de pagar para ter acesso, principalmente as escolas públicas, das quais seremos parceiros. É lá onde está um vasto público, crianças , adolescentes( estudantes), jovens e adultos ( professores, funcionários e estudantes) e idosos ( comunidade) sedentos de beleza e conteúdos perenes, e que hoje se tornam presa fácil da cultura de massa, do consumismo desenfreado,das drogas e da violência, o mundo da alienação que ocupa um espaço que é nosso, e que temos o direito de retomá- lo. Levar o nosso trabalho às escolas, da cidade e da zona rural e a periferia e romper o campo de força que nos separa do povo, nesta relação de separação cultural.

A Tradição e o popular serão apoiados, não de forma paternalista, mas levando –lhe a ser capaz de caminhar com suas próprias pernas, ao lado de todos os outros, sejam clássicos ou vanguardas.Abraçaremos no aconchego de nossa bandeira as mais diversas matizes de ritmos, sons,cores, letras,imagens, desde que sejam de qualidade artística e não possuam Conteúdo descartável e pasteurizado de cultura de massa, priorizando a cultura popular nordestina, especificamente a cultura sertaniense.
Os Artistas , grupos e fazedores de cultura que quiserem participar terão que atender como requisito para ingresso no Movimento cultural Raízes da terra , o compromisso de amor a cultura de Sertânia,quer seja na sua produção, quer seja no Interesse prático em conhecê-la e divulgá-la.

.






O MECARTE E OS PROJETOS

Cultura Também é sobrevivência. Não podemos conceber que os artistas sertanienses continuem no anonimato em sua própria terra, sem reconhecimento, mergulhados no desconsolo da frustração, da baixa- estima, que leva ao alcoolismo e à depressão.Não devemos aceitar o desperdício de tantas inteligências e talentos e nem ficar esperando que o poder público um dia tenha piedade e resolva dar um de bonzinho , solucionando tudo num passa de mágica.Os artistas e agentes culturais são criativos o suficiente para fazer sua própria alternativa.
A SAPECAS tem realizado uma série de projetos , ações e atividades, a exemplo da EXPOESIA- Exposição dos Poetas de Sertânia, recital de poemas nas escolas “Café com Poetas”, oficina de noções básicas de poesia ‘A arte de fazer versos”, além do show poético-musical “Água fria de Alagoa de Baixo”.
Com o MECARTES- Movimento Cultural Raízes da Terra, A SAPECAS pretende desenvolver um trabalho de comunhão , organização e articulação dos artistas, grupos e Entidades culturais de Sertânia, no sentido de resgatar as raízes e difundir os frutos da arte e da cultura sertaniense.
Como contrapartida social temos apresentado alguns trabalhos gratuitamente em escolas públicas de Sertânia.Isto nos credenciará para participarmos de Programas de incentivo à cultura , a exemplo do FUNCULTURA e do BNB DE CULTURA...
A SAPECAS definiu dois eixos básicos para o MECARTE: a cesta básica cultural e a caravana Sertânia Mostra Arte.

PROJETO CARAVANA SERTÃNIA MOSTRA ARTE

Criaremos um folder e um site na internet para divulgar os espetáculos, Artistas e grupos do projeto CARAVANA SERTÂNIA MOSTRA ARTE, uma tuia de apresentações que poderão ser levadas a outras cidades por preços estabelecidos.
As apresentações serão articuladas como pacotes culturais para festas populares , eventos culturais e outros tipos de atividades, junto a prefeituras e empresas privadas.

PROJETO CESTA BÁSICA CULTURAL

O projeto cesta básica cultural consiste na produção de cd´s , livros, cordéis, Dvd´s, camisa e cartões postais, numa cesta de palha trançada para ser comercializada em supermercados, lojas de artigos para presentes, livrarias,farmácias , postos de gasolina, casas de cd´s , lojas de artesanto e cordelarias.
Comercializaremos também em lotes a serem vendidos para prefeituras, agências bancárias, repartições públicas diversas, sindicatos, hotéis,etc.
A cada Mês uma cesta básica cultural nova, com um cd ( ou dvd), um livro, um cordel( ou camisa cultural ou ainda peça de artesanato) .
Cada artista terá também uma cota percentual para ser comercializada.
Estaremos dando oportunidade para os artistas desovarem suas produções engavetadas, e sentindo -se estimulados para continuar produzindo e comercializando, bem como se capitalizando para publicar novos trabalhos.
Além de tudo isto, será importante a geração de trabalho e renda para os artistas envolvidos, tornando-os independentes, abrindo uma vitrine para o seu projeto, um espaço para sua arte.
O Projeto cesta básica cultural será elaborado com a participação dos artistas para ser inscrito no PROGRAMA BNB DE CULTURA.


Manifesto Canto de Casa

Lançamos aqui o MECARTE- Movimento cultural Raízes da Terra.!
Cantar a aldeia, pintar com a cor local, pesquisar as raízes, beber na fonte das origens, costurar a rede com o fio que articule vanguardas e tradições para o diálogo necessário e possível , capaz de estabelecer uma cara, com conteúdos e formas próprios e autênticos, que mostrem o que fomos e o que somos eo que ainda poderemos ser, sem precisar pegar carona na história dos outros, numa época em que os globais dês prezam a identidade cultural das tocas.
O MECARTE é o canto de casa, da Água Fria de Alagoa de Baixo.É uma Mistura de Cesta Básica Cultural com a Taverna dos Poetas, embaladas por violões e vinhos da Casa dos Proscritos, paixões mal resolvidas , altos e baixos instintos, que escoam da Mansão dos Amantes e descem pelos esgotos do Rio Moxotó, como Cabeças de Rato Rolando no terreiro de Bexigolixo.
Da Rua da Cruz ao Alto do Rio Branco, da Pedra Grande até a Rua de Monteiro, aí está Sertânia, com seu caldeirão de temas, que vão desde uma política sanitária equivocada há tantas décadas, aos geniais menestréis, loucos , figuras folclóricas e musas deste celeiro maravilhoso, nesta fazenda bem assombrada, que é o Sertão do Moxotó.
Por isto, Cantai, poetas , o canto de casa!...

Nenhum comentário: