sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

igreja, o tempo e o povo

(JOSESSANDRO ANDRADE)
No momento que antecedeu o enforcamento de Tiradentes, um bispo fez um sermão, onde justificava aquela barbárie, pedindo aos presentes que não vissem naquele gesto da rainha um ato de violência, mas sim de justiça. A História brasileira nos revela que A igreja católica muitas vezes teve uma postura de Aliar-se aos carrascos do povo. Isso só mudou a partir do concílio Vaticano II e da ascensão da teologia do cativeiro e da libertação, de frei Leonardo Boff, que inspirou grande parte da chamada alaProgressista, que proliferou as comunidades eclesiais de base por tudo o país.
O Papel da igreja deve ser o de educar e orientar os fiésNo exercício da cidadania, na organização popular e na escolha De critérios para selecionar melhor seus candidatos. É Perfeitamente compreensível que os padres e pastores tenham suas posições políticas e tomem partido, desde que não As misturem com as coisas sagradas da igreja, com a liturgia , o altar, as orações, etc.
Tem gente que quando vê um padre ou pastor, questionando algo errado ou denunciando uma injustiça,vai logo de forma reacionária, despolitizada e alienada, levantar a apelação de que homem religioso não deve se meter em política, pois a sua função é cuidar das coisas espirituais. Ocorre que isto não vale se o religioso tomar parte da política do lado da mesma gente,ai tudo vale: até chamar para o altar políticos profissionais para fazer proselitismo, mesmo que de tudo um pouco, ateu, protestante, agnóstico e até sujeito que já tenha agredido sacerdote religioso e pastores do rebanho cristão,num verdadeiro acinte a solidariedade cristã, e que tem um comportamento de perseguição ,prepotência e canalhices contra os excluídos e contra a liberdade humana. Este tipo de prática é ruim, porque injusta e vai de encontro aos princípios pregados por Jesus e pela igreja, mas sobretudo porque divide e afasta os fiés que se enojam com tais atitudes, certamente como quando nos revoltamos diante da atitude escrota do bispo de Minas Gerais, a abençoar o enforcamento de um homem que defendeu e lutou pelo povo...
A igreja deve tomar partido do seu povo e não dos poderosos e seu projeto de opressão.Jesus Cristo é a maior inspiração para esta nossa concepção. Basta ler as escrituras sagradas.

Nenhum comentário: