sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

REBAIXAMENTO MORAL

FUTEBOL E ÉTICA:
A DIMENSÃO DO REBAIXAMENTO MORAL
(Josessandro Andrade)
Quando Henry, jogador da França, foi perguntado por um repórter sobre quem seria o favorito para o jogo entre BrasilE a seleção francesa, na copa de 2006, o francês não hesitou:
O Brasil, pois na França as crianças são estimuladas para estudar, e no Brasil para serem jogadores de futebol...
A declaração considerada polêmica não consegue deixar de ter um fundo de verdade. Somos penta-campeões mundiais de futebol e possuímos os piores índices de educação. Pagamos a um policial rodoviário federal em um mês, aquilo que um professor estadual leva dez meses para ganhar como remuneração. Se dêssemos ao conhecimento a importância que damos ao esporte bretão nosso país seria outro. Já imaginou se nosso senso de organização popular tivesse a mesma mobilização que vemos nas torcidas organizadas senso empregadas em associações comunitárias, sindicatos e Ong’s?
A fiscalização da cidadania nos daria frutos incalculáveis... Digo isto quando observo a emoção de milhares de torcedores pelos seus clubes rebaixados. Eu, já acostumado com os descompassos do meu Santa Cruz, que a cada ano cai deUma divisão para outra, recebi com naturalidade a queda do meu Vasco da Gama para a segundona. Mas, ao assistir um desfile de comemoração do título do São Paulo por torcedores tricolores, vi, com certa pena, o ridículo de um rapaz, que se considera desafeto meu, estimulando o locutor de um carro a berrar que o Vasco havia caído, certamente para tentar atingir-me, já que não dispõe de outros meios.Coitado, não sabe que
O quanto é frágil a escada da vida, principalmente do que não possui bases sólidas.Os que sobem hoje , amanhã podem estar descendo e quanto mais alto se vai , maior a queda. Mas, infelizmente este tipo de gente, alienada e parasita, não consegue ir além e enxergar o quão medíocre é sua mentalidade De ejaculador de fezes gramaticais, que deixa vazio o seu interior, a transparecer uma visão superficial das coisas como todo o despreparo é capaz de gerar.Ora, irei eu me desgastar com questiúnculas de futebol, quando existem questões muito mais amplas, que nós, como seres históricos , temos como desafios muito maiores, à altura de nossa dimensão humana e filosófica.
Ao invés da preocupação com a queda de times alheios para a segunda divisão, deve-se se inquietar é com o rebaixamento moral, dos que vendem suas convicções em troca de cargo, no balcão de negócios em que transforma a surrada trajetória. O rebaixamento moral de quem trai a trincheira de luta , aderindo ao projeto de opressão dos poderosos, que tanto criticava, atirando sua coerência na lata de lixo da história e passando a chafurdar na lama dos esgotos do poder, praticando tudo aquilo que dizia condenar: discriminando, perseguindo, aproveitando-se das migalhas,que lhe são dadas para se calar,e promover verdadeiras farras de baixo clero, onde “amigos” recebem benesses e o público vira privado...o rebaixamento moral de quem bate continência para os coronéis de asfalto, chaleirandoDe forma torpe e vil os tiranetes de plantão, deixando com inveja antigos bobos da corte....o rebaixamento moral dos que passam adotar como lema : “o benefìcio pessoal acima de tudo!”.
Vasco , Santa cruz e outras equipes podem até dar a volta por cima ou permanecerem em divisões inferiores, mas com certeza deixarão uma história de brilho e altivez. Não é feio perder com dignidade, feio é ganhar, ludibriando, roubando , pois é uma vitória falsa. Quanto aos que são rebaixando moralmente, estes nunca mais terão oportunidade de voltar a ser gente, gente que pensa e age por conta própria, pois já estão marcados como “os imortais da infâmia”, como dirá José Mário Rodrigues, poeta pernambucano. Estes não conseguem jamais passar da dimensão de vermes, Pois perderam os referenciais éticos, ideológicos e culturais de vida. Por isto Vermes não fazem História, apenas são pisoteados por ela...

Nenhum comentário: